3/6/2011 09:55:59
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participa da Superagro 2011, considerada a maior e mais diversificada mostra do agronegócio mineiro. A feira vai até domingo, 5 de junho, no complexo do Parque de Exposições da Gameleira e Expominas, em Belo Horizonte-MG.
A abertura oficial da Superagro foi realizada com a presença de autoridades, representantes do setor agropeucuário e empresários na quinta-feira, dia 2. O Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, afirmou, durante a solenidade, que os produtores devem ser vistos como gestores do espaço rural e principais agentes do desenvolvimento sustentável. Segundo o secretário, "a Superagro é uma mostra do que Minas tem de melhor".
Para o governador Antônio Augusto Anastasia, a feira é "um grande painel da riqueza e do desenvolvimento de Minas e, ao mesmo tempo, um tributo àqueles que trabalham no campo para que todos nós possamos nos alimentar".
Anastasia chamou a atenção para o fato de o agronegócio responder por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e destacou qual deve ser o papel do governo nesse cenário. "A produção cabe à iniciativa privada. Já ao governo, cabe o fomento, o estímulo, o incentivo à pesquisa agropecuária e ceder a extensão rural".
Os visitantes da Superagro 2011 podem conferir no estande da Embrapa Milho e Sorgo informações sobre tecnologias sociais, como as barraginhas, covas feitas para captar água da chuva, evitar a erosão do solo e reabastecer lençóis freáticos. A prática é disseminada pelo projeto "Desenvolvimento e Cidadania", financiado pela Petrobras e coordenado pelo engenheiro agrônomo da Embrapa Luciano Cordoval.
Também há material explicativo sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que abrange sistemas produtivos diversificados de origem vegetal e animal realizados na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado. A ILPF tem o objetivo de contribuir para a recuperação de áreas degradadas, aumentar a eficiência no uso de insumos e mão de obra. Contribui, assim, para gerar renda, melhorar as condições sociais no meio rural, além de reduzir os impactos ao meio ambiente.
A Embrapa também disponibiliza, na Superagro, informações sobre a cultura do sorgo sacarino, planta forrageira com alta produção de biomassa verde, que possui colmos ricos em caldo que é, por sua vez, rico em sacarose. Ao passar essas plantas em moendas, é possível extrair caldo semelhante ao da cana-de-açúcar, que pode ser utilizado tanto para a produção de etanol quanto de cachaça.
O visitante pode conferir ainda peças de artesanato feito com palha de milho colorida, desenvolvida a partir de pesquisas de melhoramento. E também receber orientações sobre a produção de minimilho, que é a espiga jovem do milho colhida antes da polinização. Seu cultivo e a produção de conservas são alternativas viáveis para aumentar a renda do produtor.
Superagro 2011
A Superagro reúne um conjunto de eventos realizados simultaneamente. Confira: 51ª Exposição Estadual Agropecuária, 15ª Expocachaça (Feira e Festival Internacional da Cachaça), Expovet 2011 (Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários), Feira da Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo, 16º Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação, Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura, Encontro da Cadeia Produtiva de Florestas, 7º Seminário Apícola, Feira da Agricultura Familiar, Ciclo de Aulas Técnicas e Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.
Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br