16/6/2011 14:25:57
Produtores de milho da região Central de Minas Gerais receberam incentivo para manter e ampliar as melhorias em seus processos produtivos. Durante o mês de junho, nos dias 07 em Florestal, 09 em Funilândia e 14 em Esmeraldas, agricultores foram premiados no encerramento do concurso de eficiência produtiva na cultura do milho organizado pela Emater (regional Sete Lagoas), Embrapa Milho e Sorgo e empresas parceiras. Antes das premiações, foram realizados dias de campo. Os participantes visitaram estações com tecnologias, processos e produtos agrícolas.
O pesquisador da Embrapa Walter Matrangolo explica que, no concurso, os produtores foram classificados quanto ao desempenho em três critérios. "Mérito técnico, por exemplo, semeadura em época e densidade adequadas, qualidade no armazenamento; mérito na gestão, por exemplo, uso correto de análise de solo e cálculo de custo de produção; e mérito ambiental, por exemplo, adoção de plantio direto e adubação orgânica.
Esse método de avaliação parte do pressuposto de que o parâmetro de produtividade (quilos por hectare) não é suficiente para caracterizar o aporte tecnológico numa lavoura e as melhorias no processo produtivo. Com isso, a complexidade do sistema de produção de milho foi realçada, trazendo para produtores e técnicos, outros parâmetros fundamentais para o balanço final do empreendimento.
É o segundo ano em que tal metodologia de diagnóstico é implementada. Ela reforça a importância de melhorias na gestão da produção para minimizar custos ambientais e ampliar ganhos financeiros.
A percepção ambiental do produtor, os efeitos do atraso na semeadura e do veranico, a peculiaridades do solo cárstico da região, o uso de insumos, os materiais genéticos adotados e os sistemas diversificados (integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta) foram alguns dos parâmetros identificados durante o concurso.
Mais informações:
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br .