11/07/2011 11:39:41
Com os objetivos de discutir temas relevantes para a agricultura, saúde e nutrição, com foco em biofortificação, de modo a contribuir para o avanço do conhecimento e debater os resultados atingidos pela pesquisa e as estratégias para a transferência das tecnologias geradas, acontece até a próxima sexta-feira, 15, a IV Reunião de Biofortificação em Teresina-PI.
O evento é uma realização da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que são membros da rede de biofortificação no Brasil, América Latina, Índia, África e Estados Unidos; ligados às cadeias de produção dos seguintes produtos agrícolas: arroz, abóbora, feijão, feijão-caupi, mandioca, milho, batata-doce e trigo.
A programação do evento inclui palestras, painéis, visitas técnicas, reuniões, debates e simpósios. A temática vai da função do CNPq na pesquisa em agricultura, saúde e nutrição, passando pelo papel da agricultura frente às tendências em alimentação e impacto na nutrição e saúde; até a pesquisa em biofortificação no mundo (http://www.biofort.com.br/IV_Reuniao_Biofortificacao_programacao.php).
Entre pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas, técnicos de agroindústrias e empresários são esperados cerca de 200 pessoas na reunião. Até o último dia do evento, serão apresentados 53 trabalhos na forma de pôsteres e 54 resumos dos palestrantes. Os trabalhos serão publicados na forma de resumos expandidos nos Anais da reunião. Eles ficarão disponibilizados em CD-ROM e no site do projeto BioFORT, no endereço www.biofort.com.br.
EMBRAPA MILHO E SORGO - Da Unidade, participam pesquisadores e analistas ligados ao projeto. Na quarta-feira, 13, o pesquisador Robert Eugene Schaffert apresenta a palestra intitulada "Resultados das ações de melhoramento de milho nos projetos HarvestPlus e BioFORT". A pesquisadora Valéria Aparecida Vieira Queiroz apresentará, no mesmo dia, resultados de ações de nutrição nos projetos AgroSalud e BioFORT. Já na quinta-feira, 14, a cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes apresenta o tema "Retenção de carotenoides em milho" e o analista José Heitor Vasconcellos mostra o trabalho feito pela Unidade em parceria com as prefeituras de Minas Gerais.
Acompanhe a cobertura do evento em http://www.biofort.com.br/ e nas redes sociais: Projeto Biofort (Facebook) e www.twitter.com/projetobiofort. Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br .
Fernando Sinimbu ( 654 MTb/PI)
Contatos: (86) 3089-9118
fernandosinimbu@cpamn.embrapa.br
Embrapa Meio-Norte
Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br
Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3027-1272 / (31) 9733-4373
gfviana@cnpms.embrapa.br