20/7/2011 15:56:38
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) avaliará o desempenho de suas cultivares de sorgo sacarino para produção de etanol em escala industrial. Para isso, está estabelecendo parceria com dez grupos de grandes destilarias instaladas em diferentes pontos do Brasil.
"O objetivo do trabalho é avaliar as características agroindustriais das cultivares e a produtividade de etanol por hectare", explica o pesquisador Rafael Parrella. A experiência deve gerar conhecimentos sobre o sistema de produção de sorgo sacarino em grande escala.
Em 2012, a Embrapa lançará três novas cultivares de sorgo sacarino. A demanda pelos materiais tem crescido paralelamente à demanda mundial por combustíveis renováveis.
O sorgo sacarino é uma opção promissora como matéria-prima para o etanol durante a entressafra de cana-de-açúcar. Quando as destilarias de cana tradicionalmente ficam paradas, o sorgo sacarino é capaz de abastecê-las, evitando a grande queda na produção de etanol, principalmente nos meses de março e abril.
O Programa de Melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo tem desenvolvido cultivares que já foram testadas em escala experimental. "Agora, a parceria com grandes destilarias permitirá a avaliação desses materiais em escala industrial", comenta o pesquisador André May.
Os grupos parceiros farão plantio de áreas variadas, de dez a 350 hectares. Os profissionais da Embrapa farão acompanhamento e análise da produção para avaliar a eficiência de todo o processo.
Foi definido um posicionamento estratégico das parcerias com destilarias em diferentes estados, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A partir das demandas que surgirem, serão estudadas futuramente novas parcerias para avaliar as cultivares de sorgo sacarino e o rendimento de etanol obtido.
Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br