25/7/2011 16:24:57
As variedades de milho desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa para o Nordeste brasileiro têm mudado a realidade do campo e da mesa nas comunidades da região. Como parte do Plano Brasil Sem Miséria, 100 mil quilos de sementes de milho da Embrapa chegarão, agora, a famílias nordestinas, com renda familiar de até R$ 70,00, por pessoa.
Sementes de milho com alta qualidade e adaptadas às condições de pouca chuva e altas temperaturas do Nordeste garantem maior produtividade para os agricultores, em especial os pequenos produtores familiares, e dão maior segurança alimentar às crianças em idade escolar e às famílias em geral.
A Embrapa coordena o Programa de Melhoramento do Milho para o Nordeste do Brasil, articulando a participação das empresas estaduais de pesquisa, órgãos de assistência técnica e extensão rural, organizações não governamentais e movimentos sociais organizados, além do Governo Federal, com os diversos programas de apoio ao pequeno agricultor e combate à fome.
O milho Sertanejo tem potencial de produção de sete toneladas de grãos por hectare, e é recomendado para os Tabuleiros Costeiros e o Agreste. O Caatingueiro foi desenvolvido para áreas com poucas chuvas onde são registradas repetidas perdas de safras. Ambos têm condições para utilização na agricultura familiar e de baixo investimento.
Texto:
Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE)
Mais informações na Embrapa Transferência de Tecnologias:
Mara Ribeiro (61)3448-4508;
Aline Zacharias (61) 3448-1753
Soraia Barrios (61) 3448-4371