05/10/2011 17:01:20
"Nossa meta é melhorar as técnicas utilizadas na agricultura e coletar informações e oportunidades para os agricultores do nosso Estado. Pretendemos transferir tecnologias da Embrapa e manter um relacionamento fundamentado na troca de conhecimentos". Dessa forma o governador do estado de Ekiti, localizado na porção sudoeste da Nigéria, Kayode Fayemi, apresentou os objetivos da visita realizada na última terça-feira, 04, à Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).
Com quase três milhões de habitantes, o país concentra suas atividades agrícolas nas seguintes culturas: amendoim, palma, cacau, cana-de-açúcar, milho e sorgo. Nesse contexto, tecnologias possíveis de serem transferidas para a África foram apresentadas pelo chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Sidney Netto Parentoni. Após a apresentação de um retrato da agricultura brasileira e da atuação da Embrapa no exterior, Parentoni mostrou também resultados de pesquisa que podem ser transferidos pela Empresa.
Exemplos são a integração lavoura-pecuária-floresta, o sorgo como alternativa para a produção de etanol, o uso de inimigos naturais para o controle de pragas nas lavouras de milho e sorgo, o consórcio de leguminosas para aumento da produtividade das lavouras e o uso eficiente da água na agricultura, seja na irrigação ou no seu aproveitamento por meio das barraginhas e pelo lago de múltiplo uso.
Novas tecnologias, como a biotecnologia e o avanço dos transgênicos e trabalhos para contornar o problema da acidez dos solos - com o sucesso obtido pela Empresa na clonagem do gene que confere ao sorgo tolerância ao alumínio tóxico no solo - também foram destaques da programação. Em relação aos métodos alternativos para o controle de pragas na agricultura, o pesquisador Ivan Cruz enfatizou a necessidade de seu usar inimigos naturais no momento correto, criando alternativas para se reduzir o uso de pesticidas.
A missão nigeriana ainda conheceu os trabalhos da Embrapa Milho e Sorgo na área de análise de sementes e o acervo de milho, sorgo e milheto mantido nos bancos de germoplasma. Além da Embrapa, o grupo visitou a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e foi recebido pelo governador do Estado, Antonio Anastasia.
Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br