04/11/2011 16:14:25
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realiza entre os dias 07 e 11 de novembro em Campinas-SP o primeiro curso em uma das técnicas analíticas mais precisas para a realização de análises químicas em plantas e em solos, a espectroscopia no infravermelho próximo, mais conhecida pela sigla NIRS, do inglês Near Infrared Spectroscopy. A técnica, segundo a pesquisadora Maria Lúcia Ferreira Simeone, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), além da precisão, apresenta rapidez, baixo custo e a vantagem de exigir pouca manipulação das amostras.
"O uso da espectroscopia NIR é uma excelente opção para que a Embrapa possa validar a técnica como metodologia de rotina em seus laboratórios de análise química propiciando que um maior número de parâmetros e análises possam ser realizados", explica a pesquisadora. Segundo ela, hoje, na maioria das vezes, é necessária a realização de amostras compostas e tem-se como fatores limitantes a restrição do número de amostras, da necessidade de repetições e de parâmetros químicos para que a realização das análises seja possível.
A Embrapa adquiriu 17 equipamentos de infravermelho próximo para serem utilizados em diferentes análises químicas, com vistas ao desenvolvimento de métodos rápidos e de baixo custo por análise. Esses equipamentos, instalados em 17 Unidades da Embrapa, integram o projeto Macro 05 - Rede Embrapa em Espectroscopia no Infravermelho Próximo - Rede NIRS. Coordenado pela Embrapa Milho e Sorgo, o projeto visa estabelecer uma rede de laboratórios para o desenvolvimento de estudos e construção de modelos de calibração multivariados para diferentes parâmetros químicos de gramíneas forrageiras tropicais, milho e solos utilizando o método de espectroscopia no infravermelho próximo.
EVENTO - Uma das ações do projeto é a realização do 1º Curso de Capacitação em Espectroscopia no Infravermelho Próximo (NIR): fundamentos, tratamento de dados, aspectos práticos e aplicações analíticas. No total, 36 funcionários de 18 Unidades da Embrapa estarão reunidos em Campinas para discutir a viabilidade da Rede NIRS, "que dará importante contribuição ao processo de atualização contínua dos processos de PD&I e da infraestrutura", antecipa a pesquisadora Maria Lúcia Simeone.
Ainda segundo ela, a gestão ambiental terá forte aplicação no projeto, para melhor atender ao processo de pesquisa e desenvolvimento na Embrapa, uma vez que essa técnica possibilita a execução de análises sem o uso de produtos químicos e com pequena manipulação das amostras. "Espera-se, com o desenvolvimento da rede, constituirmos núcleos de competência em NIRS nas várias Unidades participantes, ampliando o conhecimento necessário para a aplicação da técnica e termos capilaridade suficiente para a sua implementação progressiva no conjunto da Empresa", conclui Maria Lúcia.
SERVIÇO
EVENTO: 1º Curso de Capacitação em Espectroscopia no Infravermelho Próximo (NIR) - Fundamentos, Tratamento de Dados, Aspectos Práticos e Aplicações Analíticas
Período: 07 a 11 de novembro de 2011
Horário: 9h às 18h30
Local: Embrapa Informática Agropecuária - Campinas - SP
Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br .
Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br
Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
gfviana@cnpms.embrapa.br