Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Rede vai fortalecer difusão da integração lavoura-pecuária-floresta no Brasil



Integração Lavoura-Pecuária-Floresta será fomentada em todo o país
12/12/2011 09:34:16



Fortalecer a adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta em todas as regiões do Brasil. Esse é o objetivo da Rede de Fomento da integração Lavoura-Pecuária-Floresta – Rede de Fomento iLPF, formalizada no último dia 6 de dezembro, em cerimônia realizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, em Brasília.

A iniciativa é coordenada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, em parceria com o Banco do Brasil, Bunge, John Deere, Cocamar e Syngenta e prevê o investimento de R$ 2,5 milhões ao longo de cinco anos para o fomento da tecnologia junto aos produtores.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, participou da cerimônia de assinatura da parceria e destacou a importância produção e da pesquisa agropecuária brasileira no contexto mundial. Para ele, o Brasil não pode abrir desse papel de liderança e isso será feito por meio da adoção de tecnologia pelos produtores.

Para o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, o sistema é o futuro da agricultura brasileira. “A integração lavoura-pecuária-floresta será a terceira revolução verde brasileira. Sem derrubar um pé de árvore, a gente pode duplicar a produção de grãos e carnes do nosso País”, afirmou. Ele também destacou a inovação da gestão do projeto, realizado por meio de uma parceria público-privada. “É a forma que nós temos de beneficiar aqueles para quem estamos trabalhando, que são os produtores.”

Segundo o diretor da John Deere no Brasil, Paulo Herrmann, a demanda mundial por alimentos tente a crescer e a produção deve garantir a oferta, mas com a preservação dos recursos naturais. “O programa ILPF é uma tecnologia pronta, mas existe um vazio entre a pesquisa e a utilização efetiva no campo. Nesse sentido foi proposto o trabalho conjunto para acelerar a difusão desse conhecimento.”

De acordo com o pesquisador Luiz Carlos Balbino, da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), a integração lavoura-pecuária-floresta, que foi desenvolvida por toda a rede de pesquisa agropecuária brasileira, pode ser utilizada em pequenas, médias e grandes propriedades.

Segundo ele, a estratégia da Rede de Fomento iLPF para difundir a tecnologia será a criação de Unidades de Referência Tecnológica em todas as regiões. “A Transferência de Tecnologia se dará em todos os biomas brasileiros. Teremos tem unidades de referência no Nordeste, no Cerrado, no Sul do Brasil e até a Amazônia.”

Texto: Marcos Esteves – 4505/14/45/DF
Secretaria de Comunicação – Secom
Contato: marcos.esteves@embrapa.br; (61) 3448-1931

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267