19/12/2011 10:37:25
Ao realizar no último dia 16 de dezembro a cerimônia "Pacto Centro-Oeste, Seis meses do Plano Brasil Sem Miséria", a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou as principais realizações do plano nesse período. São 26 estados e o Distrito Federal com ações em desenvolvimento voltadas à superação da extrema pobreza. Desde junho, o programa já localizou 407 mil famílias em situação de miséria.
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) participa do Plano e, em 2011, realizou a distribuição de 160 toneladas de sementes de milho e 80 toneladas de sementes de feijão caupi e comum, além de 16 mil kits de sementes de hortaliças. Já foram beneficiadas, até agora, 16 mil famílias dos Estados da Bahia (territórios de Irecê e Velho Chico), Maranhão(Território do Baixo Parnaíba), Minas Gerais (Território de Serra Geral), Piauí (territórios do Vale Guaribas e Pernambuco (Território do Araripe). Juntamente com as sementes estão sendo entregues materiais didáticos. São 48 mil exemplares, entre folderes, cartilhas e circulares técnicas que embasarão as ações dos agricultores e agentes multiplicadores.
Para 2012, a previsão é que haja uma distribuição de 600 toneladas de sementes de milho e 300 toneladas de feijão comum e Caupi, além de 60 mil kits de sementes de hortaliças de modo a beneficiar cerca de 60 mil famílias principalmente das regiões Norte e Nordeste.
Plano Brasil Sem Miséria
A participação da Embrapa no Plano Brasil Sem Miséria foi formalizada a partir da assinatura de dois Termos de Cooperação Técnica, um com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e outro com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Os termos, que compreendem ações para os anos de 2011 e 2012, preveem, além da distribuição de sementes, a capacitação de agentes de assistência técnica e distribuição de material técnico e informativo, cartilhas, informes, minibibliotecas e o programa de rádio Prosa Rural, que serão disponibilizados pela Embrapa para as famílias e os técnicos. Até maio de 2012 deverão ter sido atendidos 33 mil agricultores familiares situados no eixo da inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.
Nessa parceria, a Embrapa fornece a tecnologia e informação tecnológica; o MDS custeia o material didático e as sementes e o MDA realiza a capacitação dos agentes de Ater e também financia as sementes. Segundo Andrade, as sementes distribuídas são de qualidade e origem genética, selecionadas nos programas de melhoramento da Embrapa ou recomendadas pela pesquisa. As variedades são oferecidas conforme as necessidades regionais. Com isso, além da melhoria na qualidade de vida, os agricultores estarão recebendo produtos de qualidade superior, sendo beneficiados pelos grandes avanços tecnológicos da agricultura brasileira.
Rosângela Evangelista(MTb 764/DF), com informações:
Jurema Iara Campos (MTb 1300/DF)
Embrapa Transferência de Tecnologia - Gerência de Promoção Tecnológica
Ascom/Ministério do Desenvolvimento Social
Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo