21/5/2012 16:07:03
Começou nessa segunda, 21 de maio, a 5ª edição da SIT (Semana de Integração Tecnológica). Na solenidade de abertura, estiveram presentes diversas autoridades. O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento, ressaltou que Minas Gerais é um estado privilegiado por conter várias instituições ligadas ao meio rural, como Embrapa, Epamig e Emater. Ele destacou a integração que tem ocorrido de sua secretaria com essas e outras instituições. Segundo o secretário, a grande virtude do estado é que um terço do PIB (Produto Interno Bruto) vem do agronegócio: “99% dos municípios mineiros têm no agronegócio um destaque”, afirma.
Geraldo Emílio Junior, superintendente do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Minas, também destacou a integração entre as instituições e ressaltou que o ministério quer estar sempre presente. Segundo ele, o compartilhamento de informações e de conhecimento é o ponto forte do evento, que começou hoje e vai até a próxima sexta-feira, 25 de maio.
Já Antônio Álvaro Corsetti Purcino, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, disse que “a presença de 60 técnicos da Emater na SIT deverá ter algum impacto após eles voltarem às suas cidades”, referindo-se aos extensionistas que passarão a semana participando das atividades do evento. Além desses 60 técnicos, estão inscritos 350 produtores rurais. Ele afirmou também que o objetivo do evento é transferir conhecimento e que a expectativa é contribuir para o aumento da produção e da produtividade do agronegócio na região de Sete Lagoas.
A oportunidade que a região de Sete Lagoas está tendo para desenvolver o agronegócio do milho também foi citada por Antônio Álvaro. Hoje, grande parte da necessidade de milho é suprida por produto de outras regiões. O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo ressaltou ainda que, na SIT, há tecnologias não só dessa unidade da empresa, como de outras 10 unidades.
Serviço - As atividades da SIT acontecem na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), na Epamig (Prudente de Morais-MG) e no campus de Sete Lagoas da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). Estão programados cursos, seminários e palestras sobre variados temas. A participação tanto nos seminários como nas palestras é gratuita. Para os cursos, o valor das inscrições (que, conforme o caso, podem ser feitas no próprio local) varia. No site do evento (http://sit.cnpms.embrapa.br/), está toda a programação, inclusive com mais informações sobre os cursos, como número de vagas e público.
Os seminários previstos que ainda ocorrerão são: “Pecuária de leite”, na terça, 22 de maio, de 8h:30min às 15h:30min; “Integração lavoura-pecuária-floresta”, na quarta, 23 de maio, de 8h:30min às 16h:30min; “Inovações tecnológicas na silvicultura”, na quinta, 24 de maio, das 8h às 15h; e “Manejo de dejetos de suínos e aves com foco na preservação ambiental”, na sexta, 25 de maio, de 8h às 12h:30min.
As três palestras programadas acontecem na terça, 22 de maio: “Nanotecnologia: aplicações na agricultura e produção de alimentos”, das 11h:30min às 12h:30min; “Energias renováveis”, das 13h:30min às 15h:30min; e “Qualidade na produção de queijos”, também das 13h:30min às 15h:30min.
Texto: Clenio Araujo (MG 06279 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9974-3282
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br