28/5/2012 15:22:04
O Biofort, projeto responsável pela biofortificação de alimentos no Brasil, será implantado na cidade mineira de Juiz de Fora, a 270 km de Belo Horizonte. No dia 24 de maio, a prefeitura do município assinou convênio para que os produtores agrícolas da região recebam sementes selecionadas geneticamente pela Embrapa para serem mais nutritivas.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Airdem Gonçalves de Assis, o objetivo é alcançar a produção de 12 mil toneladas de alimentos biofortificados (10% das necessidades do município para a merenda escolar).
“Primeiramente iremos comprar dos produtores e destinar os alimentos biofortificados para as creches, mas temos a intenção de atender toda a rede municipal de ensino”, informou Assis. Serão incorporados à alimentação escolar feijão, milho, batata doce e mandioca.
Projeto mundial
O Biofort é um projeto de âmbito mundial que, no Brasil, é coordenado pela Embrapa. Segundo o Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, que assinou o convênio, o Biofort visa ajudar as pessoas que estão em risco alimentar. Os alimentos biofortificados têm a função de combater a chamada “fome oculta”, quando a pessoa se alimenta, mas não ingere os nutrientes necessários.
O processo de melhoramento genético das cultivares, para que elas produzam maiores teores de nutrientes, como ferro, zinco e vitamina A, é baseado no cruzamento de plantas previamente selecionadas. Pelo convênio, as cultivares melhoradas serão repassadas gratuitamente aos produtores de base familiar.
Juiz de Fora é a terceira cidade de Minas Gerais a participar do projeto (as outras duas são Patrocínio e Capim Branco). Além de fornecer as sementes, o convênio prevê o treinamento e a capacitação dos produtores. O documento foi assinado por Assis, por Antônio Álvaro e pelo vice-prefeito Eduardo Freitas.
Texto: Rubens Neiva
Jornalista - Embrapa Gado de Leite
(32) 3311-7510 / 9199-4757