25/9/2002 (11:11:00)
O NIA (Núcleo de Informação para o Agronegócio) recebe em outubro o 7º Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes. O objetivo é reunir diferentes profissionais que lidam com o assunto para discutir e analisar os resultados de pesquisas recentes e compartilhar informações e experiências.
A melhoria da qualidade sanitária das sementes de diversas culturas agrícolas é necessária e deve ser uma busca constante. A redução da qualidade fisiológica das sementes (germinação e vigor) é causada diretamente por microrganismos patogênicos que atacam as culturas agrícolas e causam danos no rendimento e na qualidade dos grãos.
Produzir sementes com alta qualidade sanitária envolve o conhecimento de princípios de controle integrado de doenças e sua aplicação em todas as etapas do sistema, desde as fases de colheita até a comercialização dos grãos. Durante todo o processo, torna-se necessário aplicar um rigoroso esquema de controle de qualidade sanitária.
O 7º Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes terá a presença de pesquisadores, técnicos das áreas de produção de sementes e de defensivos agrícolas, cooperativas, extensionistas, professores e estudantes. Em três dias de discussões e debates (1º a 3 de outubro), idéias e experiências bem sucedidas serão trocadas entre os participantes.
As inscrições custam R$100,00 para profissionais e R$50,00 para estudantes e podem ser feitas no endereço www.cnpms.embrapa.br/treinar/inscricao.html. Mais informações pelo telefone (31) 3779-1256, pelo e-mail paulorob@cnpms.embrapa.br ou no site www.cnpms.embrapa.br.