16/08/2012 09:58:39
Acontece nesta quinta (16 de agosto) e sexta (17), em Belo Horizonte-MG, o Seminário Temático sobre o Uso de Agrotóxicos no Estado. O objetivo é preparar os profissionais que atuarão nas ações que visam a diminuir o uso de agrotóxicos, trabalho que será realizado em Minas Gerais pela Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Décio Karam apresentará, na sexta-feira, metodologia para reduzir o potencial de risco do uso de agrotóxicos. Logo após, acontece mesa redonda, coordenada por Décio, que discutirá a validação dessa metodologia. A Embrapa tem um acordo de cooperação técnica firmado com a Seapa e suas empresas vinculadas: Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais); Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais); e IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária).
A metodologia foi desenvolvida e testada pelas instituições parceiras para avaliar tanto os níveis de contaminação como os impactos sociais e ambientais causados nas propriedades rurais monitoradas. Baseado nos resultados obtidos através da metodologia que está sendo proposta, o produtor rural pode tomar uma decisão de uso mais consciente e dentro da perspectiva de uma maior sustentabilidade.
Segundo Décio, numa nova fase do trabalho, serão monitoradas 120 propriedades rurais no estado. Cada técnico do IMA ficará responsável pelo acompanhamento de 10 propriedades. Inicialmente, o trabalho foi realizado com a cultura do morango. Agora, a ideia é expandir para outras culturas agrícolas a validação da metodologia, que pondera os principais aspectos que envolvem os agrotóxicos.
Números - Segundo Rodrigo Carvalho Fernandes, responsável pela Divisão de Agrotóxicos do IMA, o estado é referência na fiscalização, tanto nas propriedades rurais como no comércio. No ano passado, houve 5.472 fiscalizações em propriedades rurais mineiras, número equivalente a 41% do total nacional. Já no comércio as fiscalizações foram 3.738 e houve ainda 258 fiscalizações em empresas prestadoras de serviços de aplicação de agrotóxicos. Ainda de acordo com ele, análises de laboratório realizadas ano passado em 286 amostras de produtos geraram um índice de 92% de uso adequado de agrotóxicos no estado. Em termos de educação sanitária, Minas é o estado mais atuante, tendo alcançado cerca de 19 mil pessoas através de palestras e reuniões.
Há também uma matéria sobre o evento no endereço http://www.ima.mg.gov.br/acontece-no-ima/1391-minas-prepara-tecnicos-para-reforcar-controle-do-uso-de-agrotoxicos,
Texto: Clenio Araujo (MG 06279 JP), com informações da Seapa
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) /
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel: (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br