Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Projeto Rede Geral inicia atividades em Janaúba em busca do desenvolvimento regional



A oficina é considerada o pontapé inicial do projeto em Minas
26/09/2012 08:05:02



Esta semana, de 25 a 28 de setembro, ocorre em Janaúba-MG a oficina de planejamento do projeto "Rede de Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável do Território da Cidadania Serra Geral no Plano Brasil Sem Miséria", o Rede Geral .

O projeto tem o objetivo de organizar uma rede de parceria territorial e entre unidades da Embrapa para capacitação de extensionistas e agricultores em estratégias de inclusão produtiva e métodos participativos de assistência técnica e extensão rural. Busca, assim, garantir a produção sustentável por agricultores familiares e a viabilização socioeconômica desse importante contingente da sociedade civil, na perspectiva do desenvolvimento regional e territorial.

O Rede Geral é ligado ao Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, que é direcionado a brasileiros cuja renda mensal familiar é de até 70 reais por pessoa. Existem no país, 16,2 milhões de pessoas nessa situação, segundo dados do Censo 2010 do IBGE. O Rede Geral faz parte do eixo de inclusão produtiva rural do Brasil Sem Miséria, cuja prioridade é aumentar a produção do agricultor através de orientação e acompanhamento técnico, oferta de insumos e água.

Nesse mesmo eixo, 13 territórios de cidadania são atendidos por projetos de diferentes unidades da Embrapa, sendo o Território Serra Geral o único localizado na região Sudeste. Os outros 12 estão localizados no Semiárido nordestino.

O Rede Geral é coordenado pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - Campus Janaúba, com o Centro de Agricultura Alternativa (CAA) e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

A oficina de planejamento é considerada o pontapé inicial do projeto e tem como objetivos:
-integrar instituições que trabalham com o desenvolvimento rural para construção de um plano de inclusão produtiva das famílias do Território da Cidadania Serra Geral no Plano Brasil Sem Miséria;
- socializar o projeto com os agentes territoriais;
- diagnosticar e aperfeiçoar as demandas de tecnologias com os agricultores familiares;
- planejar as ações com funções e responsabilidades da Embrapa e parceiros;
- e estabelecer estratégias para o desenvolvimento das atividades.

A programação contempla dois dias de reunião no auditório da Unimontes - Campus Janaúba e dois dias de visitas a municípios onde está prevista a instalação de Unidades Coletivas de Aprendizagem (Francisco Sá, Matias Cardoso, Monte Azul e Pai Pedro).

Líder do projeto Rede Geral e analista da Embrapa Milho e Sorgo, Fredson Ferreira Chaves explica que as Unidades de Aprendizagem são "modelos de sistema de produção, visando a construção coletiva dos conhecimentos, com validação, demonstração e transferência de tecnologias para a região, a partir do diálogo entre pesquisa, extensão e agricultor". Essas unidades servirão como espaços de discussão, onde se pretende, através da capacitação continuada, desenvolver ou adaptar sistemas de produção com tecnologias que promovam o aumento da renda do produtor.

Na abertura da oficina, o chefe do Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes - Campus Janaúba, Marcos Koiti Kondo, afirmou que as demandas por tecnologias da região devem ser articuladas de forma coerente para viabilizar os trabalhos. Marcos espera que o projeto possa viabilizar maior contato do Departamento de Ciências Agrárias com a realidade do campo e com os produtores rurais.

O coordenador técnico do CAA, Álvaro Carrara, destacou o Rede Geral como importante oportunidade de vivenciar um esforço interinstitucional para se pensar o desenvolvimento sustentável e buscar alternativas para a região.

A cooperação entre instituições também foi ressaltada pelo gerente regional da Emater em Janaúba, Valmisoney Moreira Jardim: "essa parceria é muito bem vinda. É uma felicidade ter tantas instituições envolvidas para buscar junto aos agricultores encontrar o melhor desenvolvimento para o Norte de Minas".

Valmisoney ainda afirmou que a potencialidade das instituições tem de se adequar às necessidades dos agricultores da região. "Temos vontade de que a região não seja vista como não-produtora, mas consiga, dentro das suas peculiaridades, atrair os olhares do resto do Brasil. Um dos maiores desafios é produzir sem água em quantidade suficiente. A união de esforços precisa reverter o quadro que vemos hoje", concluiu.

A chefe administrativa da Embrapa Milho e Sorgo, Maria José Vilaça de Vasconcelos, chamou atenção para o fato de os municípios do Território Serra Geral terem a porcentagem de habitantes que vivem na zona rural em torno de 37%, bem maior do que a média nacional, que é de 16%. "Os produtores precisam de tecnologias para melhorar sua qualidade de vida", destacou.

Saiba mais

Localizado geograficamente no Norte de Minas Gerais, o Território Serra Geral é composto por 16 municípios, sendo eles: Manga, Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Gameleiras, Mato Verde, Catuti, Serranópolis de Minas Gerais, Porteirinha, Pai Pedro, Nova Porteirinha, Janaúba, Verdelândia, Jaíba, Riacho dos Machados e Matias Cardoso.

O Território da Serra Geral possui uma área de 20.581,20 Km², cuja população total é de 285.678 habitantes (Censo 2010, IBGE), dos quais, 105.196 vivem na área rural, o que corresponde a 36,82% do total.

O Território possui 19.357 agricultores familiares, 1.793 famílias assentadas e 21 comunidades quilombolas. Há 41.967 pessoas na faixa de extrema pobreza.

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267