01/11/2012 11:27:25
Apresentar experiências de produtores rurais da região Central de Minas Gerais que conseguiram altas produtividades com milho irrigado. Este é o objetivo de palestra do pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Antônio Marcos Coelho, da área de irrigação e agricultura de precisão, durante evento que acontece no início de novembro em Cascavel-PR.
A região Central mineira apresenta altitudes médias abaixo de 700m, o que é visto, tradicionalmente, como limitante à produção e à produtividade para a cultura do milho. Mas o que está sendo comprovado é que, com o uso correto e planejado de água, essa limitação pode ter seus efeitos diminuídos. Ou seja, é possível se chegar a altas produtividades de milho mesmo em áreas com histórico de produtividades médias ou baixas.
Antônio Marcos mostrará os resultados do trabalho durante a oficina "Culturas temporárias irrigadas: sistemas de produção de grãos, fibras, hortaliças e outros". Ao todo, estão programadas nove oficinas durante o XXII Conird (Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem), marcado para o período entre 4 e 9 de novembro. Além das oficinas, haverá quatro conferências, três seminários, dois dias de campo e sessão de posteres.
O tema do congresso é "Cooperação e inovação para o desenvolvimento da agricultura irrigada". A expectativa é de que cerca de 600 pessoas participem do evento. Mais informações podem ser conseguidas pelo http://www.conird2012.com.br/. A Embrapa é uma das instituições que apoiam o XXII Conird.
Texto: Clenio Araujo (MG 06279 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tels: (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br