17/01/2013 10:36:08
O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) José Carlos Cruz atuará como consultor técnico em Moçambique até o dia 28 de janeiro, colaborando com as ações do projeto Pró-Savana.
O Pró-Savana é um projeto de cooperação internacional entre Brasil, Japão e Moçambique. O objetivo principal é o desenvolvimento agrícola do corredor de Nacala, que se estende desde a região Central até o Norte do país africano.
Como as savanas tropicais de Moçambique são muito semelhantes ao Cerrado, pretende-se aplicar lá tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, aproveitando as experiências bem-sucedidas que tornaram o Cerrado um dos principais produtores de grãos do Brasil.
Representante da Embrapa no projeto, o pesquisador Ivan Cruz explica que o Pró-Savana busca promover o desenvolvimento do setor agrícola em Moçambique e permitir a geração de excedentes para exportação. "Assim, deve agregar renda e gerar bem-estar", comenta.
Em dezembro, técnicos do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) fizeram plantio de diversas culturas, como trigo, soja, milho, feijão, algodão e braquiária. No caso do milho, foram enviadas sementes da Embrapa para a implantação dos experimentos. O objetivo da visita técnica que ocorre em janeiro é o acompanhamento das áreas cultivadas. O pesquisador José Carlos Cruz vai avaliar o desenvolvimento das plantas e passar orientações aos profissionais do IIAM.
Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina.torres@embrapa.br