27/02/2013 10:11:41
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estará presente em uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro - a Expodireto Cotrijal - cujo volume de negócios dos expositores ultrapassou o montante de R$ 1,1 bilhão em 2012. A edição de 2013, que será realizada de 4 a 8 de março em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, terá como tema destaque a logística no crescimento da produção agrícola brasileira.
Da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), serão apresentadas quatro tecnologias: a produção de sementes de milho variedade; a cultura do sorgo para silagem; e o sorgo como opção para corte e pastejo e para a produção de grãos, principalmente na safrinha. Abaixo, veja o detalhamento dessas tecnologias.
Produção de sementes de milho em comunidades rurais
A Embrapa Milho e Sorgo desenvolve o projeto "Produção de sementes em comunidade rurais" com objetivo de multiplicar sementes de variedades de milho melhoradas pela Embrapa, que apresentam um alto potencial produtivo e podem ser utilizadas na safra seguinte. O engenheiro agrônomo Diego de Oliveira, responsável pelo projeto, explica que a multiplicação de variedades melhoradas pela Embrapa e a utilização dessa produção como semente para a safra seguinte permitem ao agricultor, além de reduzir o custo de produção, alcançar maior produtividade.
Nesse contexto, a variedade BRS 4103 é uma das cultivares utilizadas nesse projeto. Foi desenvolvida preferencialmente para a agricultura familiar e apresenta grãos predominantemente do tipo semiduro, com cor amarelo-laranja, ciclo precoce e baixa altura de planta e espiga, bom potencial de produção, baixa porcentagem de plantas acamadas e quebradas e espigas bem empalhadas e sadias. É recomendada para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste e Paraná (norte, noroeste e oeste do Estado).
Outra cultivar que será apresentada é a BRS Missões, adaptada às condições de clima temperado do Sul do Brasil, e possui grão do tipo dentado, de cor amarela, foi desenvolvida com a principal finalidade de produção de grãos. A BRS Missões apresenta resistência moderada à ferrugem comum (Puccinia sorghi), ferrugem polysora (Puccinia polysora), mancha por exserohilum (Exserohilum turcicum) e pinta-branca (Phaeospheria maydis).
SORGO DE CORTE E PASTEJO
O sorgo de corte e pastejo é uma planta de rápido crescimento, resistente à seca, que apresenta grande rusticidade e pouca exigência quanto à qualidade do solo, além da facilidade de manejo para corte ou pastejo direto, excelente valor nutritivo e alta produção de forragem.
Durante a feira, será apresentada a cultivar BRS 802, uma alternativa para sistemas de produção de forragem à disposição de pecuaristas tecnificados. Seu uso preferencial como forrageira é para corte verde e pastejo direto. Apresenta alto potencial de produção de matéria seca em cortes ou rebrotas sucessivas, podendo alcançar produtividades superiores a 20 toneladas de matéria seca ou 100 toneladas de matéria verde por hectare.
SORGO PARA SILAGEM - A Embrapa apresenta também na Expodireto Cotrijal o BRS 655, híbrido simples de sorgo forrageiro lançado em 2008 que permite uma silagem de alta qualidade. Ele tem estabilidade de produção, alta resistência à estiagem, baixo custo de produção e elevado potencial de produção de massa verde (média de 50 t/ha). O sorgo BRS 655 da Embrapa é indicado para plantio no período chuvoso (de outubro a dezembro) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, além do estado do Tocantins.
SORGO GRANÍFERO - Para produtores que buscam desempenho com estabilidade de produção na safrinha, o BR 304 é uma das melhores opções. Porte baixo, alta precocidade, resistência à seca e ao acamamento, grãos vermelhos, sem tanino, são algumas das características que fazem do BR 304 um híbrido de alta confiabilidade para as condições de safrinha. É recomendado para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, especialmente para as épocas onde a disponibilidade de chuvas é menor.
Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou cnpms.nco.geral@embrapa.br .
Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1905