Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa recebe homenagem em Sete Lagoas



Políticos e representantes de instituições da cidade estiveram na sessão solene da Câmara Municipal de Sete Lagoas
17/05/2013 10:01:29



Na noite desta quinta-feira, 16 de maio, a CMSL (Câmara Municipal de Sete Lagoas) prestou homenagem à Embrapa pelos 40 anos da empresa. Empregados, ex-empregados, políticos, representantes de instituições públicas e privadas compareceram à sessão solene, requerida pelo vereador Milton Saraiva. Em Sete Lagoas, há duas unidades da Embrapa: a Embrapa Milho e Sorgo e um escritório da Embrapa Produtos e Mercado.

O presidente da CMSL, Márcio Paulino, comentou que a homenagem à Embrapa é "mais do que justa" e demonstrou orgulho por o município ser sede da empresa. Já o vereador Dalton Andrade citou sua relação afetiva com a Embrapa, contando que, quando criança, costumava frequentar a área da empresa, que tem quase 2.000 hectares.

Outro vereador, Fabrício do Nascimento, lembrou que a Embrapa colabora com a cidade através da oferta de bolsas e estágios a estudantes. Hoje, esse número é maior do que 200. Para o vereador João Evangelista, Sete Lagoas é privilegiada por ter uma empresa como a Embrapa.

O vice-prefeito de Sete Lagoas, Ronaldo João, citou o trabalho da Embrapa. "Quero agradecer a todos vocês de hoje e também os que já se foram", disse, referindo-se aos empregados da empresa, emendando que a Embrapa possui trabalhos inclusive na África.

Marcelo Dressler, representante do escritório de Sete Lagoas da Embrapa Produtos e Mercado, citou a importância das parcerias e das colaborações: "não se faz nada sozinho. A Embrapa também não chegou aos 40 anos sozinha". Ele disse ainda que é preciso saber ser reconhecido, enquanto instituição, e aceitar ser criticado, também enquanto instituição. Falando um pouco sobre a atuação da Embrapa Produtos e Mercado, Marcelo citou o trabalho, em Sete Lagoas, com sementes de milho e feijão.

História e atualidade - O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, fez um histórico anterior à criação da Embrapa, citando a experiência do Pipaemg (Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais), que originou a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e, depois, a própria Embrapa em nível nacional.

Segundo ele, "nos últimos 40 anos, a história da Embrapa se confundiu, em grande parte, com a história da transformação e da modernização da agropecuária brasileira". As parcerias com instituições de ensino, tanto públicas como privadas, e com órgãos representativos, como entidades de classe e instituições que trabalham com agropecuária, também foram citadas por Antônio Álvaro.

Em relação a Sete Lagoas e à região, o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo destacou o trabalho com barraginhas, que têm sido usadas para produção de alimento e para o controle de enchentes urbanas em alguns municípios, e a instalação, em área física da própria empresa, do campus de Sete Lagoas da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei).

Por último, o vereador Milton Saraiva, que por ser o requerente da homenagem presidiu a sessão na CMSL, disse que "a Embrapa trouxe muito mais do que unidade de pesquisa para Sete Lagoas. Trouxe também desenvolvimento". Ele destacou ainda o fato de a Embrapa receber o campus da primeira universidade pública em Sete Lagoas e as oportunidades de estágio aos estudantes da cidade.

Clenio Araujo (6279/MG)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: clenio.araujo@embrapa.br / (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267