16/09/2013 11:23:55
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) participa, entre os dias 16 a 19 de setembro, do 18º Congresso Brasileiro de Sementes, realizado na cidade de Florianópolis – SC.
Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), o CBSementes tem como tema “A Semente na Produtividade Agrícola e na Conservação de Recursos Genéticos”. A expectativa é reunir mais de 1500 pessoas entre técnicos, produtores, empresários de vários setores, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação vinculadas ao setor de sementes.
O estande da Embrapa apresentará cultivares de grãos, algodão e hortaliças desenvolvidas e adaptadas para diversas regiões, além de mostrar a importância de se obter e utilizar sementes de qualidade. Participam do estande da Embrapa no Congresso, as unidades Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Algodão, Embrapa Hortaliças, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Produtos e Mercado Embrapa Soja e Embrapa Trigo. “É o principal fórum de sementes do país, onde, além de ter acesso a uma programação técnica de ponta, é uma importante oportunidade de compartilhamento de experiências, já que o evento reúne todos os segmentos da cadeia de sementes”, destaca Luiz Carlos Miranda, da Embrapa Produtos e Mercado.
A palestra de abertura será realizada pelo pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski e abordará o controle de qualidade e a produção de sementes de alta qualidade. “O controle de qualidade é necessário por vários aspectos. Devem ser avaliados os aspectos genéticos, fisiológicos, sanitários e físicos da semente, todos eles para garantir que as características agronômicas da nova cultivar estejam asseguradas em benefício da agricultura” explica o pesquisador. A palestra estará voltada para a indústria brasileira de sementes e acadêmicos. Para Krzyzanowski, “o fator mais importante no controle de qualidade é o ser humano. Quanto mais informado e melhor treinado ele for, melhor será o trabalho do controle. Existem muitos testes, como de germinação e tetrazólio, que são feitos por avaliação visual”, lembra.
Outro destaque da abertura é a palestra do Gerente-Geral da Embrapa Produtos e Mercados, Frederico Ozanan Machado Durães, que vai abordar o tema “Mercado Brasileiro de Sementes em Perspectiva: Visão e Contribuições da Embrapa”.
O “Tratamento Industrial de Sementes” será tema de uma mesa-redonda coordenada pelo pesquisador da Embrapa Soja, Ademir Henning. Participam da mesa, profissionais das empresas Syngenta, ABRASS, Bayer e Basf, os quais apresentarão os seus programas de tratamento industrial, além de um representante do MAPA . “A mesa pretende avaliar os aspectos técnicos, legais e ambientais do tratamento industrial de sementes. O produtor deve ter o direito de optar como vem a semente que ele compra da empresa”, explica Henning.
O 18° Congresso Brasileiro de Sementes será realizado no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis. Durante o evento, serão ministradas palestras, painéis, minicursos, mesa-redonda, sessões pôster e show-room tecnológico. Juntamente com o Congresso, serão realizados os simpósios de Patologia de Sementes, Sementes Florestais e Sementes de Espécies Forrageiras.
Para mais informações, acesse o site http://www.abrates.org.br/cbsementes
Assessoria de Imprensa – Embrapa Soja
Yvi Leíse/Carina Rufino (MTB3914 – PR)
cnpso.imprensa@embrapa.br
(43) 3371-6078