20/12/2013 13:31:06
O grupo Guayi de Agroecologia da Universidade Federal de São João del-Rei foi aprovado como Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica (CVT), em chamada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o título de “Produção agroecologica, do rural ao urbano, atuação do Grupo Guayi de Agroecologia como CVT em Minas Gerais”, o projeto terá como gestora a UFSJ, através do Campus Sete Lagoas, e como instituições colaboradoras a Embrapa Milho e Sorgo, a Epamig/Prudente de Morais, e como instituições apoiadoras a Emater-MG e a Fundação Zoobotanica-Belo Horizonte-MG.
O objetivo do projeto é ser uma unidade referencial no treinamento e formação agroecológica para todo o estado de Minas Gerais, tendo um montante no valor de mais de 400 mil reais para a implantação do CVT. O eixo temático principal é a troca de experiências e consolidação dos conhecimentos agroecológicos entre os ambientes rurais e urbanos em Sete Lagoas e municípios vizinhos, tais como os da região pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (Médio Velhos), principalmente parte dos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais, e também da região metropolitana de Belo Horizonte.
O enfoque de atuação do CVT será o desenvolvimento da produção orgânica-agroecológica no meio rural, principalmente ligada à produção em pequenas propriedades familiares, com uma interface entre o rural e também a agricultura urbana e periurbana, que é uma das formas tradicionais de cultivo no município de Sete Lagoas e região.
Composto diretamente por uma equipe de 16 pessoas como orientadores, e também por vários discentes e apoiadores da comunidade externa, O CVT será coordenado pela professora da UFSJ, Leila de Castro Louback Ferraz, e a equipe será formada por docentes da instituição e pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo e da Epamig / Prudente de Morais.
Sobre o Guayi
O nome significa, em tupi-guarani, "semente boa", diretamente relacionado com o objetivo do grupo, de “cultivar uma boa semente", de buscar uma participação direta da sociedade civil organizada, ampliando a qualificação de agricultores e técnicos comprometidos com a proposta e com a agricultura familiar e comunitária, potencializando o desenvolvimento da agroecologia e fortalecendo a oportunidade de formação de profissionais engajados em uma agricultura sustentável, ecologicamente correta e de uma economia solidária.
O grupo Guayi de Agroecologia está aberto a interessados em colaborar. As reuniões de estudos acontecem regularemente às terças-feiras, de 12h20 às 13h15, na sala 5 do Campus Sete Lagoas da UFSJ.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSJ