15/01/2014 14:27:36
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) é uma das Unidades da Empresa que vai participar do próximo Show Rural Coopavel. O evento, marcado para o período de 3 a 7 de fevereiro em Cascavel-PR, é um dos principais ligados ao meio rural e na última edição teve mais de 200.000 visitantes.
Diversos assuntos serão expostos na Vitrine de Tecnologias da Embrapa. Da Embrapa Milho e Sorgo, são as seguintes:
Ponto correto de ensilagem - serão mostradas pequenas lavouras de milho e de sorgo em três momentos distintos: antes do ponto ideal de colheita para fazer silagem; no ponto ideal; e após o ponto ideal de colheita para a silagem. A atenção ao ponto correto de colher a cultura para fazer silagem é fundamental. Um erro neste momento leva a uma silagem de menos qualidade.
Minimilho - considerado a planta jovem do milho (ou seja, antes da formação dos grãos que caracterizam o milho), o minimilho é uma boa opção de renda para o produtor rural. Para que seja um produto com qualidade e tenha boa aceitação no mercado, é preciso estar atento a várias etapas da produção e do processamento. A Embrapa vai mostrar, em formato de minipalestra, que etapas são essas: colheita e transporte; higienização; despalhamento e seleção; sanitização. Há duas maneiras de comercializar o minimilho, uma em conserva e outra minimamente processado.
Controle biológico com o uso de Baculovírus - altamente eficiente contra a lagarta-do-cartucho, principal praga que ataca as lavouras de milho no Brasil, o Baculovírus é um dos principais agentes de controle biológico, método que objetiva controlar a incidência de pragas de maneira alternativa à aplicação de inseticidas químicos. A opção apresentada pela Embrapa atua especificamente contra a lagarta, não eliminando outros insetos que existam na lavoura.
Importância do refúgio para a eficácia e a sustentabilidade de eventos transgênicos com foco no manejo de insetos-praga - semear entre 5% e 10% da área de milho transgênico Bt com milho não Bt ou convencional que tenha porte e ciclo iguais ao primeiro, o chamado refúgio, é importante para a manutenção da população de pragas sensíveis à toxina do Bt (Bacillus thuringiensis) e para que a tecnologia seja mais durável.
iLP (Integração Lavoura-Pecuária) como estratégia para recuperar pastagens e para produzir palhada no sistema de plantio direto - a iLP apresenta-se como alternativa eficiente tanto na recuperação de áreas degradadas pelo intenso uso ao longo do tempo, como para a produção de palhada de qualidade para utilização dentro do sistema de plantio direto, que hoje está presente em grande parte do país. Portanto, o potencial de adoção da tecnologia é muito grande.
Sistema de produção de sorgo para corte e pastejo na pecuária - o objetivo desta demonstração no campo é apresentar o sistema como um todo, não especificamente determinada cultivar de sorgo. Assim, preocupações que o produtor rural precisa ter, como plantio, manejo e colheita, fazem parte desse conteúdo que será apresentado no evento.
Sistema de produção da cultivar de milheto BRS 1503 - lançada em 2013, a BRS 1503 adapta-se aos três estados do Sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e é voltada para a produção de forragem. Desenvolvida em parceria com a Sul Pasto (Associação Sul-Brasileira para o Fomento de Pesquisa em Forrageiras), a cultivar tem como destaques a alta capacidade de rebrota, a tolerância à seca, a excelente cobertura de solo e o alto teor de proteína. O produtor rural consegue comprar sementes da BRS 1503 em dezenas de empresas nos três estados da região Sul.
Os visitantes do Show Rural 2014 poderão conhecer melhor as tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo na vitrine plantada ao lado da Casa da Embrapa. Dois funcionários da área de transferência de tecnologia (o agrônomo Sílvio Torres Pessoa e o técnico agrícola João Batista Guimarães Sobrinho) atenderão os produtores e os demais interessados.
Serviço:
Evento: Show Rural Coopavel
Local: Cascavel-PR
Data: 3 a 7 de fevereiro de 2014
Mais informações: http://www.showrural.com.br
Clenio Araujo (6279/MG)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: clenio.araujo@embrapa.br / (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282