06/02/2014 08:47:24
Novo Cruzeiro, município do Vale do Jequitinhonha, deve contar com ações da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) que auxiliem o desenvolvimento rural sustentável. Grande parte da população local, que gira em torno de 32 mil habitantes, vive em pequenas propriedades. São 74% dos moradores na zona rural.
O prefeito Gilson Ferreira da Costa esteve na Embrapa Milho e Sorgo para conversar com o coordenador do Projeto Barraginhas, o agrônomo Luciano Cordoval. O interesse inicial era uma parceria para implantar as bacias de captação de água de chuva em Novo Cruzeiro.
A partir de uma reunião com Cordoval, com o chefe-geral da Unidade, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, e com o chefe de Transferência de Tecnologia, Jason Duarte, Gilson percebeu que era possível fazer bem mais. Ele se interessou também por outros trabalhos desenvolvidos pela Embrapa, como a produção de sementes em comunidades e a orientação para ensilagem de milho e sorgo.
Novo Cruzeiro tem um território extenso, cerca de 1.700 Km2. "Para o nosso projeto é um filé que caiu na bandeja", comenta Luciano Cordoval. "É um município interessante, porque é muito grande. Tem a parte úmida, onde é possível plantar café e produzir leite e tem a área seca, sofrida, que necessita de caminhão-pipa. Ao projeto Barraginhas interessa a porção árida. Para as ações de transferência de tecnologia, a área úmida, onde pode haver silagem, produção de sementes", explica o agrônomo.
Cordoval diz que trabalhar na porção mais seca de Novo Cruzeiro será um desafio. Ele pretende mostrar como a construção de barraginhas pode beneficiar o local. Com a captação de enxurradas, é possível preservar o solo, evitar erosão e elevar o nível do lençol d'água. O agrônomo já tem experiência com esse trabalho em municípios vizinhos a Novo Cruzeiro, como Minas Novas e Virgem da Lapa.
O prefeito Gilson mostrou-se interessado em promover a capacitação de técnicos do município e se comprometeu a enviar participantes para treinamentos a serem oferecidos na Semana de Integração Tecnológica (SIT), que será promovida pela Embrapa Milho e Sorgo de 19 a 23 de maio.
Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina.torres@embrapa.br