24/02/2014 07:56:27
Na última sexta-feira, 21 de fevereiro, aconteceu na Embrapa Milho e Sorgo o dia de campo Integração Lavoura-Pecuária: Produção de Forragem. Cerca de 90 pessoas participaram, entre produtores rurais, técnicos agrícolas, pesquisadores e outros profissionais ligados ao meio rural.
O pesquisador Miguel Marques Gontijo Neto, da Embrapa Milho e Sorgo, ressaltou a necessidade de planejamento para o sucesso da integração nas propriedades rurais. Segundo ele, é preciso que o produtor pense a médio e a longo prazos. Miguel explicou que a ILP não é uma tecnologia em si, mas uma estratégia que o produtor tem para, usando outras tecnologias, ganhar em produção e em produtividade em sua área.
Ivênio Rubens de Oliveira, da área de transferência de tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, disse que, na região de Sete Lagoas, observa-se que os produtores que têm feito integração lavoura-pecuária em suas propriedades têm se saído melhor do que aqueles que não aderiram. No caso da silagem de milho, por exemplo, considerando-se seu custo, tem sido vantajoso do ponto de vista econômico.
O representante da Pioneer Dimas Antônio del Bosco Cardoso destacou a importância da ILP e lembrou que a silagem é uma boa opção para o produtor rural. Para ele, se a silagem for bem conduzida, "não tem nada melhor".
A intenção da Embrapa é fazer, em 2014, dias de campo periódicos na área de experimentos com integração lavoura-pecuária. À medida que os trabalhos forem evoluindo, devem ocorrer eventos de transferência de tecnologia, oportunidades em que produtores rurais e demais interessados em ILP podem conhecer melhor os ganhos que essa estratégia traz às propriedades rurais.
Clenio Araujo (6279/MG)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: clenio.araujo@embrapa.br / (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282