27/02/2014 11:01:41
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está participando de uma série de encontros em Minas Gerais para debater os desafios da agropecuária até 2030. As reuniões, promovidas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, têm como objetivo formular uma agenda estratégica para o setor e avaliar as potencialidades e desafios nesse horizonte futuro. Segundo o secretário Zé Silva, a agricultura precisa de planejamento em longo prazo para que o produtor tenha mais segurança ao realizar seus investimentos.
Na última quarta-feira, 26, o encontro foi realizado em Divinópolis, onde os principais desafios para o desenvolvimento da agropecuária na região Centro-Oeste mineira foram apresentados: especulação imobiliária, educação rural e segurança no campo. As reuniões já foram realizadas nas regiões do Jequitinhonha / Mucuri (Almenara), Norte de Minas (Montes Claros), Triângulo (Uberaba), Noroeste / Alto Paranaíba (Unaí) e Vale do Rio Doce, no município de Governador Valadares. O último encontro foi realizado na quinta-feira, 27, no Sul de Minas, em Alfenas.
Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Derli Prudente Santana, responsável pelas ações de transferência de tecnologia, a atuação da Empresa nas reuniões tem como objetivo apresentar tecnologias que promovam o desenvolvimento sustentável da agricultura e que ofereçam "protagonismo à grande diversidade agrícola de Minas Gerais". "Para que os resultados apareçam, o ciclo pesquisa, extensão e campo deve ser colocado em prática", reforça.
Além de ouvir representantes das atividades agrícola e pecuária em Minas Gerais, a Seapa está consultando também o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A agenda estratégica com todas as políticas públicas que irão nortear o setor até 2030 deverá ser apresentada pela Secretaria no final de março deste ano.
Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou cnpms.nco.geral@embrapa.br .
Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1905