16/05/2014 08:23:21
Segunda, 19/05, tem início na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) a 7ª Semana de Integração Tecnológica (SIT). Durante cinco dias, serão realizados diversos cursos, seminários e palestras.
Com uma programação bastante diversificada, a SIT busca promover a troca de informações sobre tecnologias entre os diferentes segmentos do setor agropecuário. O evento tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento regional.
Na abertura da SIT, serão abordados temas que possibilitem uma discussão entre as prefeituras, associações e lideranças regionais sobre a viabilidade de parcerias para tratar de assuntos comuns a todos.
No contexto de um início de ano com escassez de chuvas, será discutido o tema "Pagamento por serviços ambientais". Haverá a apresentação da experiência da Agência Nacional de Águas (ANA) com o Programa Produtor de Água e do Projeto Conservador das Águas, do município de Extrema, no sul de Minas.
O Produtor de Água é uma iniciativa da ANA que tem como objetivo a redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. O programa, de adesão voluntária, prevê o apoio técnico e financeiro à execução de ações de conservação da água e do solo, como, por exemplo, a recuperação e proteção de nascentes, o reflorestamento de áreas de proteção permanente e o saneamento ambiental. Prevê também o pagamento de incentivos aos produtores rurais que, comprovadamente, contribuem para a proteção e recuperação de mananciais. Os valores a serem pagos são calculados de acordo com os resultados, como a redução da poluição difusa e aumento da infiltração de água no solo.
O Projeto Conservador das Águas, do município de Extrema, faz parte do Programa Produtor de Águas e visa garantir a preservação de mananciais e nascentes das sub-bacias hidrográficas da região que deságuam no Rio Jaguari, abastecendo quase nove milhões de pessoas da Grande São Paulo.
O projeto funciona através do pagamento de serviços ambientais (PSA). O agricultor da região que cede parte de suas terras para a recuperação e conservação das nascentes e mananciais, além da área verde em seu entorno, recebe uma quantia em dinheiro pela preservação do local. O valor do PSA é calculado com base na medida da área cedida para a preservação, que em média chega a 30 hectares. Todos os anos, cada agricultor recebe cerca de R$ 6 mil.
Segundo o coordenador da SIT, Derli Prudente Santana, a expectativa é de que os exemplos apresentados estimulem discussões sobre a possibilidade de parcerias regionais, por meio da Associação dos Municípios do Alto Rio das Velhas (AMAV), da Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas (AMEV) e do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), visando implantar programas similares nas regiões.
A solenidade de abertura da SIT tem início às 8h do dia 19/05 na Embrapa Milho e Sorgo. O evento contará com a presença de autoridades, lideranças regionais, profissionais da Embrapa e técnicos da extensão rural.
A 7ª SIT é promovida pela Embrapa Milho e Sorgo em parceira com várias unidades da Embrapa, com a Emater-MG, a Epamig e a Universidade Federal de São João del-Rei - Campus de Sete Lagoas. Confira a programação detalhada no site: http://sit.cnpms.embrapa.br/
Divulgação: Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo
www.cnpms.embrapa.br
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br