10/6/2003 (10:55:53)
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instalou, em maio desse ano, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos, que compõe a estrutura funcional do Consagro (Conselho do Agronegócio), reativado em fevereiro de 2003.
A Câmara Setorial tem por finalidade promover o diagnóstico sobre os diversos aspectos que envolvem a cadeia produtiva de milho, sorgo, suínos e aves, em curto, médio e longo prazos. Além disso, irá propor e encaminhar soluções ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visando ao aprimoramento da cadeia produtiva, considerando a expansão dos mercados interno e externo, bem como a geração de empregos, renda e bem-estar social. A Câmara fará ainda um acompanhamento junto aos órgãos competentes quanto à implementação de suas propostas e sugestões e sobre os impactos decorrentes das medidas tomadas.
O chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz, é membro da Câmara Setorial. Para ele, a participação da Unidade neste trabalho permitirá uma maior representatividade da empresa na indicação de direções para a política agrícola do País. Ele ainda acrescenta que esse relacionamento será uma via de mão dupla: a Unidade levará informações para a Câmara, e esta também trará dados importantes para o desenvolvimento da pesquisa na Embrapa Milho e Sorgo.