11/6/2003 (13:28:23)
As sementes de milho e sorgo da Embrapa vêm alcançando, a cada ano, participação maior no mercado. Através de contratos de licenciamento com empresas sementeiras de várias partes do Brasil e até do exterior, os produtos BRS são disponibilizados aos produtores rurais.
Atualmente, a Embrapa possui contrato com 24 empresas produtoras de sementes de milho e 21 de sorgo. São 88 contratos para a produção e a comercialização de sementes de milho e 33 contratos que tratam da produção e da comercialização de sementes de sorgo, totalizando 121 contratos de licenciamento de produção de cultivares.
Os produtos BRS estão presentes em todos os nichos do mercado sementeiro nacional. Há variedades (como Assum Preto e BR 106), híbridos simples (BRS 1001 e BRS 1010), duplos (como BRS 201 e BRS 2223) e triplos (como BRS 3003 e BRS 3151) de milho. Na cultura de sorgo, estão disponíveis híbridos graníferos (como BR 304 e BRS 307) e forrageiros (como BRS 610 e BRS 800).
O sistema de parceria entre a Embrapa e as empresas sementeiras (normalmente pequenas e médias que, sozinhas, não conseguiriam permanecer no mercado) é aprovado pelas duas partes. A transparência de todo o processo é garantida pelos editais que regem os processos de licenciamento, aberto a todas as empresas interessadas.
Pioneira nesse sistema de parceria com empresas privadas, a Embrapa Milho e Sorgo oferece também treinamento aos agentes de negócios das empresas licenciadas para a produção e a comercialização dos produtos BRS. Periodicamente, eles visitam a Unidade que fica em Sete Lagoas-MG, recebem informações atualizadas e mantêm contato direto com os pesquisadores da Embrapa. É uma troca: os agentes têm acesso às inovações técnicas nas culturas do milho e do sorgo e a Embrapa conhece a demanda real do mercado de sementes.
A participação da Embrapa no mercado nacional de sementes é expressiva. No segmento de variedades de milho, os produtos BRS detêm mais de 73% do mercado na região Nordeste, mais de 58% no Sudeste e mais de 45% no Centro-Oeste do país. Além disso, mais da metade dos híbridos duplos de milho comercializados na região Norte e mais de 43% comercializados no Nordeste são da Embrapa. No segmento de sorgo granífero, mais da metade dos híbridos comercializados nas regiões Centro-Oeste e Sudeste foram desenvolvidos pela Embrapa.
O lançamento de cultivares mais produtivas e adaptadas às diferentes regiões do país só é possível devido à extensa rede de parcerias que a Embrapa Milho e Sorgo mantém com outras Unidades da Embrapa, com empresas estaduais de pesquisa, com programas nacionais e internacionais de pesquisa agropecuária, com universidades brasileiras e internacionais e com empresas privadas.
Como resultado direto dessas parcerias, nos últimos cinco anos a Embrapa Milho e Sorgo renovou seu portifólio de produtos. Foram lançados, nesse período, 12 híbridos de milho (sendo dois simples, cinco duplos e cinco triplos), seis variedades de milho, seis híbridos de sorgo forrageiro e três híbridos de sorgo granífero.